LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE AS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS (LAEMI)

Coordenador Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti

O LAEMI, reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como Grupo de Pesquisa, dedica-se ao estudo do fenômeno migratório internacional nas Américas em múltiplas dimensões (social, econômica, cultural, familiar, laboral, política, jurídica, entre outras) e em diferentes escalas (nacional, regional e transnacional). A partir de uma perspectiva interdisciplinar e comparada promove pesquisas que analisam o impacto das migrações contemporâneas nas sociedades de origem, nos lugares de destino, nos espaços de fronteira e nos campos sociais transnacionais dos migrantes. O LAEMI está vinculado ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília (UnB) e conta com a participaçao de alunos, professores e pesquisadores do CEPPAC e do ICS.

Atualmente, o LAEMI abriga o Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). O observatório foi instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do CEPPAC.

O Observatório tem como meta ampliar o conhecimento sobre os fluxos migratórios internacionais no Brasil, mediante estudos teóricos e empíricos, e apontar estratégias para a inovação social de políticas públicas dirigidas as migrações internacionais. Para realizar essa tarefa propõe-se analisar os três cenários que afetam o Brasil na atualidade: a imigração internacional; a emigração brasileira para outros países e os projetos migratórios de retorno dos emigrantes brasileiros.

O Observatório está sob a coordenação científica do Professor Leonardo Cavalcanti, do Centro de Pesquisa e Pós-graduação sobre a Américas (CEPPAC-UnB), e conta com uma ampla equipe de pesquisadores em diferentes níveis, pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação.