lapeda

LABORATÓRIO DE PESQUISA SOBRE ESTADO E DESENVOLVIMENTO NAS AMÉRICAS (LAPEDA)

Coordenadores: Prof. Dr. Moisés Villamil Balestro; Prof. Dr. Luiz Guilherme de Oliveira; e Prof. Dr. Camilo Negri.

O LAPEDA tem por objetivo promover projetos de pesquisa, debates, seminários e parcerias com outros grupos e instituições de pesquisa voltados para o estudo da relação entre Estado e Desenvolvimento, em temas como Variedades de Capitalismo, Estado de Bem-Estar Social, Economia Política, transformação industrial, desenvolvimento tecnológico e políticas públicas para o desenvolvimento.

O LAPEDA reúne pesquisadores, profissionais, da UnB e de outras universidades brasileiras e estrangeiras, e estimular a produção científica e interdisciplinar (Economia Política, Sociologia Econômica, Ciência Política, Geografia e Administração) por meio de artigos em revistas científicas, livros impressos e eletrônicos, white papers com recomendações de política, relatórios de pesquisa entre outros.

O LAPEDA atua nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (CEPPAC): a) Desenvolvimento, Globalização e Regionalização nas Américas e b) Sociedade, Estado e Política nas Américas. O LAPEDA também inclui o Grupo de Estudos Comparados em Sociologia Econômica (registrado no CNPQ desde 2011 e coordenador pelo Prof. Dr. Moisés Villamil Balestro) e suas respectivas atividades.

Em suas pesquisas, debates e publicações, o LAPEDA possui os seguintes eixos temáticos:

  • Variedades institucionais do capitalismo nas Américas: dinâmica e especificidade da configuração institucional do capitalismo na América Latina.
  • Welfare State nas Américas: construção, contradicões e desafios.
  • Relações entre Estado, mercado e sociedade, sistemas políticos e processos de transformação social e econômica, políticas de desenvolvimento (políticas sociais, políticas de emprego, políticas industriais e de inovação) em perspectiva comparada.
  • Estruturalismo e neoestruturalismo na América Latina
  • Ideologias e Cultura Política: contempla investigações acerca dos valores, crenças e ideologias que caracterizam os fenômenos políticos americanos. Considera os conteúdos que preenchem o espectro esquerda-direita, suas modificações e seus componentes socioeconômicos para analisar a relação sociedade e política.

Instituições e Políticas Públicas: Relação entre políticas públicas e as instituições Estado, sociedade e mercado em suas dimensões nacional e internacional. Envolve o estudo de temas tais como a relação entre ideias, interesses e instituições e o papel dos valores sociais na produção dos resultados das políticas públicas.