LABORATÓRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE ACESSO À JUSTIÇA E DIREITOS NAS AMÉRICAS (LEIJUS)

Coordenadores: Profa. Dra. Rebecca Lemos Igreja; Profa. Dra. Simone Rodrigues Pinto e Prof. Dr. Jacques de Novion

No propósito de alcançar o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação das Américas (CEPPAC/UnB), o Laboratório de Políticas Multiculturais e Interculturalidade foi reformulado e passará a se chamar Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas (LEIJUS). O LEIJUS promoverá estudos e pesquisas interdisciplinares e comparativas, tendo como foco os seguintes eixos temáticos:

a. Direitos humanos e Políticas de Reconhecimento
b. Pluralismo jurídico
c. Justiça de transição, memória, verdade e reparação d. Democratização e/ou acesso à justiça
e. Políticas de Segurança nas Américas

O LEIJUS estará vinculado mais precisamente à linha de pesquisa sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas, no entanto, seus eixos temáticos contemplam uma interface significativa com as outras linhas do programa.

A coordenação tríplice enriquece o laboratório, pois garante que a interdisciplinaridade seja realmente promovida, mediante a conjunção de diferentes perspectivas de pesquisa como perspectivas mais históricas, políticas, jurídicas e/ou antropológicas, que fundamentam as diferentes formações acadêmicas dos coordenadores. Essa conjuntura permite que o âmbito de discussão e análise seja ampliado, de forma a contemplar as várias vertentes teóricas e metodológicas dos estudos sobre a justiça e o Direito.

Além dos coordenadores, o LEIJUS estará aberto à participação de todos os alunos do CEPPAC e de outras unidades da UnB que queiram discutir o problema do acesso à justiça e do Direito, de forma a subsidiar e contribuir para os avanços de suas pesquisas nos mais diferentes campos do saber.