DDAL       

Núcleo-Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Democracia na América Latina 

experiências, mitos e alternativas paradigmáticas 

Coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Profa. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Objetivos, estrutura e dinâmica: O DDAL prioriza perspectivas teóricas e empíricas sobre as relações entre “desenvolvimento” e “democracia”, tanto em termos de suas convergências e interfaces, como em termos de suas descontinuidades, ambigüidades e contradições. O foco é voltado para experiências, mitos e alternativas paradigmáticas. Fundamenta-se na percepção do caráter polissêmico das ideias de “desenvolvimento” e de “democracia”, cujas conceituações, modelos, projetos e práticas relacionadas são alvo de inúmeras relações de poder e infindáveis disputas. “América Latina” é o lócus sócio-político-econômico-cultural-geográfico priorizado pela proposta para os estudos, pesquisas e debates sobre diversas questões compreendidas e identificadas nas relações entre desenvolvimento e democracia. O DDAL visa contribuir para o fortalecimento da visibilidade do campo das Ciências Sociais Latino-americanas e, em especial, da Sociologia Latino-americana. Ao mesmo tempo, visa buscar nestes campos oportunidades de intercâmbio e de interlocução especializada de alto nível em diversos países latino-americanos, beneficiando-se de um formato operacional de núcleo-rede. Portanto, O DDAL é concebido como um núcleo de estudos, pesquisas e debates com estrutura e dinâmica combinada às de redes. Um núcleo com vinculação a redes e em prol de redes e com atuação acadêmica coletiva em redes acadêmicas. O DDAL prevê o intercâmbio e colaboração com outros professores, pesquisadores individuais, núcleos e laboratórios de outros PPGs, na UnB, noutras universidades brasileiras e internacionais. Além disso, prevê interfaces e cooperações entre múltiplas agendas (acadêmicas, governamentais, de organismos internacionais, OSCs e movimentos sociais). O DDAL é aberto para a participação de ex-estudantes e estudantes do PPG-CEPPAC, estudantes de outros programas de pós-graduação na UnB e de outras universidades.

 

Eixos temáticos: Os estudos, pesquisas e debates referentes às relações entre desenvolvimento e democracia previstos pela proposta do DDAL serão inicialmente explorados a partir dos seguintes   eixos temáticos inter-relacionados:

  1. Processos de integração regional e globalização na América Latina,
  2. Cooperação internacional e governança regional na América Latina,
  3. Políticas públicas, participação social e cidadania na América Latina,
  4. Movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil na América Latina,
  5. Racismo, identidade e categorias étnico-raciais na América Latina,
  6. Ciência e tecnologia, comunidades epistêmicas e epistemologias latino-americanas e latino-americanistas.

 

OBS: O projeto do Núcleo-Rede DDAL foi aprovado em agosto de 2015. Encontra-se em fase de elaboração de seus primeiros projetos de captação de recursos e formação de equipe.