Disciplinas obrigatórias

 

Estágio Docente em Estudos Comparados sobre as Américas I-330817 (2 créditos-obrigatória para bolsistas CAPES)

Ementa: Esta disciplina visa proporcionar uma experiência de docência em nível de Graduação aos alunos do CEPPAC. A mesma consiste em elaborar e ministrar um programa de disciplina abrangente sobre as Américas sob uma perspectiva comparativa e interdisciplinar para estudantes de Graduação. A disciplina será supervisionada inteiramente por um ou mais professores do CEPPAC. Os professores supervisores serão responsáveis pela menção dada ao(s) estudante(s) responsável(is) pela disciplina.

 

Estágio Docente em Estudos Comparados sobre as Américas II-330825 (2 créditos-obrigatória para bolsistas CAPES de Doutorado)

Ementa: Esta disciplina cumpre a finalidade de propiciar autonomia aos estudantes de Pós-Graduação para elaborar e ministrar um programa de disciplina em nível introdutório para estudantes de Graduação dos cursos de Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia). As atividades docentes serão supervisionadas pelo orientador do aluno responsável pela disciplina. Ao orientador caberá a menção final do aluno.

 

Metodologias Comparativas de Pesquisa-330612 (4 créditos-obrigatória para o Doutorado)

Ementa: A disciplina oferece um aprofundamento teórico e crítico sobre a comparação como recurso metodológico das Ciências Sociais. A leitura de autores clássicos e contemporâneos das Ciências Sociais será realizada com o objetivo de reconhecer distintas metodologias comparativas para a produção ensaística, teórica e/ou crítica. A disciplina implicará a discussão sobre os usos da comparação para o desenvolvimento de estudos empíricos e análises teóricas nas Américas.

 

Paradigmas em Ciências Sociais-330574 (4 créditos)

Ementa: A disciplina busca apresentar a estrutura e a dinâmica da matriz disciplinar das Ciências Sociais, em particular da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, a partir da noção de “paradigma”. A noção de “paradigma” ou “matriz disciplinar” será trabalhada com o intuito de desenvolver seu potencial heurístico para desvendar o surgimento e co-existência de múltiplas tradições teóricas e interpretativas nas Ciências Sociais. A finalidade da disciplina é tornar familiar ao estudante as distintas correntes de pensamento e debates que conformaram e conformam as comunidades científicas das quais ele se tornará parte.

 

Seminário de Elaboração de Dissertação I-330591 (2 créditos-obrigatória para o Mestrado)

Ementa: Contribuir para a elaboração do projeto de dissertação de mestrado, mediante: (a) discussão de algumas das principais questões relativas à metodologia de pesquisa; (b) capacitação do aluno para seleção e escolha entre os diferentes métodos e técnicas de pesquisa mediante as especificidades do seu objeto de estudo.

 

Seminário de Elaboração de Dissertação II-330604 (2 créditos-obrigatória para o Mestrado)

Ementa: Contribuir para a elaboração da dissertação de mestrado, mediante: (a) discussão de algumas das principais questões relativas à metodologia de pesquisa; (b) capacitação do aluno para seleção e escolha entre os diferentes métodos e técnicas de pesquisa, vis-à-vis as especificidades do seu objeto de estudo.

 

Seminário de Elaboração de Tese I-330621 (2 créditos-obrigatória para o Doutorado)

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo auxiliar os doutorandos a elaborar seus projetos de tese e a própria tese de doutorado com vistas à obtenção do título de Doutor em Ciências Sociais, especialista em Estudos Comparados sobre as Américas. Serão alternadas as discussões sobre tópicos da metodologia das Ciências Sociais e os trabalhos desenvolvidos sobre os projetos de tese.

 

Seminário de Elaboração de Tese II-330639 (2 créditos-obrigatória para o Doutorado)

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo propiciar aos doutorandos a continuação dos seus projetos de tese e da tese de doutorado. Serão alternadas as discussões sobre tópicos da metodologia das Ciências Sociais e os trabalhos desenvolvidos sobre os projetos de tese.

 

Sociedade, Cultura e Política nas Américas-330566 (4 créditos)

Ementa: Esta disciplina busca discutir algumas das problemáticas que distinguem o continente americano, seja por serem relevantes em nações ou regiões específicas, seja porque promovem elos de solidariedade ou de conflito no âmbito continental. A disciplina busca também uma prática de ensino interdisciplinar, que discuta conceitos e dados utilizados pelas Ciências Sociais e outras áreas de conhecimento. Sob esse aspecto, os conceitos de sociedadecultura política se constituem em meios de aproximação às problemáticas continentais. Espera-se que essa estratégia permita ao estudante não apenas se familiarizar com as temáticas predefinidas como culturais, sociais e políticas, mas que também propicie a visualização da complexidade das Américas.

 

Teoria e Métodos nas Ciências Sociais-330582 (4 créditos)

Ementa: A disciplina objetiva discutir a relação entre teoria e método nas ciências sociais, buscando ressaltar a fecundidade de alguns métodos, procedimentos e estratégias de investigação de maneira a proporcionar aos estudantes instrumentos úteis à realização de suas pesquisas. Ao se exercitarem em metodologias quantitativas e qualitativas, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre os limites dos métodos praticados, ao mesmo tempo em que examinarão o significado de um conjunto de conceitos cruciais na epistemologia das ciências como os de explicação, compreensão, verdade, veracidade, dentre outros.


Disciplinas Optativas

 

Cultura e Identidades nas Américas-330647 (4 créditos)

Ementa: A presente disciplina está voltada para o estudo da cultura, identidade e etnicidade na qualidade de conceitos centrais para a compreensão das múltiplas, situações, processos e dinâmicas socioculturais nas Américas. A pluralidade étnica e as estruturas colonialistas de subordinação serão tratadas a partir da consideração de estudos empíricos em contextos específicos: regiões de fronteira, movimentos sociais, movimentos nacionalistas, áreas culturais e/ou etnográficas, instituições e processos políticos nas Américas.

  

Metodologias Quantitativas e Qualitativas nas Ciências Sociais I - 330884 (4 créditos)

Ementa:A disciplina visa introduzir o aluno a técnicas de coleta e análise de dados utilizando abordagens quantitativas e qualitativas aplicadas a questões das ciências sociais. O aluno aprenderá a utilizar softwares específicos de análise de dados quantitativos e qualitativos.

 

Pensamento Social e Político na América Latina I - 330906 (4 créditos)

Ementa: A disciplina tem por objeto o estudo do pensamento social e político na América Latina em sua diversidade e complexidade. Desta perspectiva, o objetivo da disciplina é apresentar temas, autores ou questões pertinentes a uma ou mais sociedades latino-americanas, sempre privilegiando o enfoque comparativo e interdisciplinar. Sob este aspecto, a disciplina poderá se aprofundar no estudo de intérpretes, obras e análises de uma ou mais sociedades latino-americanas, considerando a produção intelectual correspondente a estas sociedades e as ciências sociais praticadas nestes países.

 

Pensamento Social e Político na América Latina II - 330922 (4 créditos)

Ementa: A presente disciplina busca oferecer ao estudante/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas um aprofundamento teórico e crítico sobre autores e correntes de pensamento latino-americanos. O programa será iniciado a partir das discussões sobre a existência de um pensamento latinoamericano e o processo de emancipação mental. Depois discutirá a influência do romantismo e do positivismo nos primeiros anos da independência, a esquerda nascente e os nacionalismos, a emergência do desenvolvimentismo e do dependentismo, finalizando com a perspectiva crítica do pós-colonialismo.

 

Política e Estado nas Américas - 330655 (4 créditos)

Ementa: A disciplina tem como objetivo introduzir ou atualizar os estudantes nos principais temas pesquisados contemporaneamente, com ênfase em política comparada, nas Américas. Temas como democracia, cultura política, individualismo metodológico, imaginação sociológica, Estado, nação e partidos políticos serão estudados com vistas a entender os diferentes autores e teorias em seus contextos e limites. Desta forma, mais que um curso de formação, trata-se de um seminário de debate, em que os textos, temas e teorias serão abordados recorrentemente, levando a um entendimento amplo da política e dos estados americanos.

 

Processos de Desenvolvimento nas Américas - 330663 (4 créditos)

Ementa: O curso abordará fenômenos associados ao processo de diferenciação e de mudanças sociais a partir da tradição conhecida como “sociologia do desenvolvimento”. Abordará o conceito de desenvolvimento, tal como se apresenta na literatura sociológica contemporânea. O programa será desenvolvido por meio de estudos teóricos e de caso, envolvendo interfaces com os temas mais relevantes do cenário contemporâneo: crescimento econômico; pobreza/exclusão social; trabalho/emprego; desenvolvimento rural; globalização. No contexto desses estudos serão abordados os processos de desenvolvimento nas Américas.

 

Sociedade Civil e Mudança Social nas Américas - 330949 (4 créditos)

Ementa: Desde as últimas décadas, macro processos sócio-econômico-político-culturais que compreenderam, entre outros fatores, em diversas regiões e países, novos arranjos entre Estado, sociedade e mercado, vêm suscitando no campo das ciências sociais tanto o resgate de reflexões clássicas como o desenvolvimento de novos debates sobre sociedade civil e uma série de problemáticas relacionadas. A disciplina enfoca teorias e análises sobre a “sociedade civil e mudança social nas Américas”, em múltiplas dimensões teóricas e empíricas. Envolve uma perspectiva multi e interdisciplinar, convergindo análises da sociologia, da antropologia, da filosofia, da ciência política, da história e das relações internacionais. Envolve também uma perspectiva comparada de processos, políticas e práticas entre atores, grupos sociais, instituições e países nas Américas. Para tanto, a bibliografia das aulas compreenderá textos teóricos e textos de base empírica. A bibliografia compreende, além de textos acadêmicos, também textos de ativistas e documentos institucionais governamentais e de organismos internacionais. Algumas questões norteadoras iniciais são: O que é “sociedade civil”? Quais são os significados e os contextos das diferentes concepções sobre sociedade civil? Como a “sociedade civil” se constitui e se relaciona com as demais partes constitutivas da sociedade? Qual a importância da sociedade civil nas Américas, histórica e contemporaneamente? Como pensar “mudança social” na perspectiva da sociedade civil? Como compreender as diversas realidades envolvendo a “sociedade civil”? Como compreender as diversas experiências da sociedade civil nas Américas? Quais são as estruturas e dinâmicas dos diferentes tipos de organizações da sociedade civil? Como os diversos atores, setores e instituições definem/redefinem as condições de atuação da sociedade civil? Quais os principais temas e agendas envolvendo sociedade civil nas Américas? Quais os potenciais e desafios nas ciências sociais para as análises sobre sociedade civil na contemporaneidade?

 

Tópicos Especiais de Metodologia Qualitativa I - 330698 (4 créditos)

Ementa: Seminário sobre metodologias qualitativas de pesquisa com o objetivo de apresentar e debater a relação entre teorias e métodos nas Ciências Sociais. Busca-se uma discussão crítica sobre a metodologia das Ciências Sociais a partir de autores clássicos enfatizando os limites disciplinares e o potencial interdisciplinar das Ciências Sociais.

 

Tópicos Especiais de Metodologia Qualitativa II - 330701 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre metodologias qualitativas de pesquisa. Busca-se ressaltar a fecundidade de alguns métodos, procedimentos e estratégias de investigação de maneira a proporcionar aos estudantes instrumentos úteis à realização de suas pesquisas. Discussão crítica sobre a metodologia das Ciências Sociais a partir de autores contemporâneos das Ciências Sociais e suas contribuições para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais de Metodologia Quantitativa I - 330671 (4 créditos)

Ementa: Seminário sobre metodologias quantitativas de pesquisa com o objetivo de apresentar e debater a relação entre técnicas e métodos de pesquisa nas Ciências Sociais. Busca-se uma discussão crítica sobre a metodologia quantitativa das Ciências Sociais enfatizando os limites disciplinares e o potencial interdisciplinar das Ciências Sociais.

 

Tópicos Especiais de Metodologia Quantitativa II - 330680 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre metodologias quantitativas de pesquisa com o objetivo de debater e aprofundar a relação entre técnicas e métodos de pesquisa quantitativa nas Ciências Sociais. Busca-se uma discussão crítica sobre a metodologia das Ciências Sociais a partir de estudos e pesquisas contemporâneas enfatizando o potencial analítico das Ciências Sociais para interpretação de problemas sociológicos sob uma perspectiva quantitativa.

 

Tópicos Especiais de Teoria Antropológica I - 330736 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre um autor ou autores clássicos na construção da teoria antropológica. As contribuições teóricas e metodológicas da Antropologia no quadro das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre obras clássicas na Antropologia e nas Ciências Sociais que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais de Teoria Antropológica II - 330744 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre um autor ou autores contemporâneos na construção da teoria antropológica. As contribuições teóricas e metodológicas da Antropologia no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre obras contemporâneas na Antropologia e nas Ciências Sociais que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais de Teoria Sociológica I - 330710 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre um autor ou autores clássicos na construção da teoria sociológica. As contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre obras clássicas na Sociologia e nas Ciências Sociais que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais de Teoria Sociológica II - 330728 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre um autor ou autores contemporâneos na construção da teoria sociológica. As contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre obras clássicas na Sociologia e nas Ciências Sociais que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais de Teoria Política I - 330752 (4 créditos)

Ementa:  Seminário avançado sobre um autor ou autores clássicos na construção da teoria política. As contribuições teóricas e metodológicas da Ciência Política no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre obras clássicas na Ciencia Política e nas Ciências Sociais que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais de Teoria Política II - 330761 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre um autor ou autores contemporâneos na construção da teoria política. As contribuições teóricas e metodológicas da Ciência Política no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre obras clássicas na Ciência Política e nas Ciências Sociais que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais em Ciências Sociais I - 330841 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre teorias clássicas na construção das Ciências Sociais. As contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre as obras abordadas que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais em Ciências Sociais II - 330833 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre teorias contemporâneas na construção das Ciências Sociais. As contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre as obras abordadas que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais em Ciências Sociais III - 330876 (4 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre teorias clássicas ou contemporâneas na construção das Ciências Sociais. As contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política no quadro mais geral das Ciências Sociais. Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre as obras abordadas que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.

 

Tópicos Especiais em Ciências Sociais a Distância I - 330850 (2 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre teoria social e política nas Ciências Sociais.  Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre as obras abordadas que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.  As aulas serão ministradas com utilização de recursos de educação a distância.

 

Tópicos Especiais em Ciências Sociais a Distância II - 330868 (2 créditos)

Ementa: Seminário avançado sobre teorias contemporâneas nas Ciências Sociais.  Aprofundamento de aspectos metodológicos, teóricos e críticos sobre as obras abordadas que contribuam para a compreensão das problemáticas sociais, políticas e culturais nas Américas.  As aulas serão ministradas com utilização de recursos de educação a distância.

 

Tópicos Especiais em Ciências Sociais a Distância III - 330931 (4 créditos)

Ementa: Os seminários da disciplina serão orientados para o reconhecimento, a discussão e a problematização de teorias que levam em consideração os valores e crenças nas análises dos processos políticos e sociais. Serão comparadas visões clássicas de Max Weber e Karl Marx e algumas contemporâneas tais como as de Ronald Inglehart, Terry Eagleton, Pierre Bourdieu, Karl Manheim e István Meszáros. Objetivo específico: Compreender as implicações teóricas sobre os valores, crenças e ideologia e analisar algumas pesquisas realizadas com vistas a debater estas variáveis em relação a temas específicos.

 

Tópicos Especiais em História das Américas I - 330779 (4 créditos)

Ementa: O objetivo da disciplina consiste em estudar e problematizar a formação histórica das Américas no seu processo político, econômico e cultural, sobretudo no século XX e XXI. Objetiva ainda, com base em discussões de diferentes abordagens teóricas, compreender os diferentes períodos históricos das Américas, as singularidades e temas gerais e, sempre que possível, contextualizar a discussão com estudos de casos.

 

Tópicos Especiais em História das Américas II - 330787 (4 créditos)

Ementa: O objetivo da disciplina é aprofundar o estudo sobre as Américas com base em diferentes visões sobre a sua formação histórica e a relação Estado-sociedade, vigentes ao longo do século XX e no século XXI, dentre outros temas e aspectos. Objetiva ainda aprofundar a discussão sobre a formação das Américas no seu processo de construção político, econômico e cultural e por meio de discussões teóricas e estudos de caso.

 

Tópicos Especiais em Política Comparada I - 330892 (4 créditos)

Ementa: A disciplina se dispõe a discutir questões políticas atuais nas Américas sob uma perspectiva comparada, enfocando sempre casos distintos e abordagens teóricas variadas. O enfoque é em temas contemporâneos embasados sempre em estudos empíricos.

 

Tópicos Especiais em Política Comparada II - 330914 (4 créditos)

Ementa: A disciplina se dispõe a discutir questões políticas atuais nas Américas sob uma perspectiva comparada, enfocando sempre casos distintos e abordagens teóricas variadas. O enfoque é em temas contemporâneos embasados sempre em estudos empíricos.

 

Tópicos Especiais em Políticas Públicas nas Américas I - 330795 (4 créditos)

Ementa: O objetivo desta disciplina é discutir a formulação e implementação das políticas públicas na sua perspectiva conceitual e analítica, com ênfase no problema do seu controle. Para isso serão examinadas as experiências de países latino-americanos.

 

Tópicos Especiais em Políticas Públicas nas Américas II - 330809 (4 créditos)

Ementa: O objetivo desta disciplina é discutir em caráter avançado e contemporâneo a formulação e implementação das políticas públicas na sua perspectiva conceitual e analítica, com ênfase no problema do seu controle. Para isso serão examinadas as experiências de países latino-americanos.